mr maria regina de mello vianna
ARQUITETURA E INTERIORES
PROJETO DE REFORMA DO MUSEU DA IMPERIAL IRMANDADE DE N. S. DA GLÓRIA DO OUTEIRO | MUSEU MAURO RIBEIRO VIEGAS | O Museu está localizado no prédio anexo à Igreja de N. S. Glória do Outeiro, construída no séc. XVIII, tombada pelo Patrimônio Histórico. A Igreja foi frequentada pela família real desde sua chegada no Brasil, sendo preferida pelos imperadores, a Irmandade recebeu o título de Imperial Irmandade.
O museu apresentava muitos problemas, a última reforma havia sido feita nos anos 80, e as soluções para o projeto deveriam ser de simples e fácil manutenção. A preocupação na escolha do partido foi que não houvesse interferência do projeto com as peças do museu, algumas doadas pela família imperial, de valor não só artístico mas provas da fé dos cariocas.
A simplicidade do projeto combinada á beleza das peças exibidas, é a causa da harmonia que encontramos ao visitar o museu. Os materiais escolhidos não prejudicam o meio ambiente e, atenção especial foi dada ao conforto ambiental, a acustica e a iluminação£o. Os tetos foram rebaixados com gypsom da Lafarge, solução rápida , limpa e relativamente barata se compararmos com outros isolantes acústicos, além de ser muito bonito e decorativo. Na iluminação utilizamos LEDS nas vitrines e lampadas halógenas na circulação, O piso é laminado MDF e o mobiliário e as bases das vitrines, em MDF também. Para rebaixar os tetos das vitrines, criar nichos, o material utilizado foi o drywall da Lafarge, limpo e de rápida colocação.
VEJA MAIS EM: