WYSIWYG Web Builder
mr maria regina de mello vianna
         ARQUITETURA E INTERIORES
PROJETO DE REFORMA DO MUSEU DA IMPERIAL IRMANDADE DE N. S. DA GLÓRIA DO OUTEIRO | MUSEU MAURO RIBEIRO VIEGAS | O Museu está localizado no prédio anexo à Igreja de N. S. Glória do Outeiro, construí­da no séc. XVIII, tombada pelo Patrimônio Histórico. A Igreja foi frequentada pela famí­lia real desde sua chegada no Brasil, sendo preferida pelos imperadores, a Irmandade recebeu o tí­tulo de Imperial Irmandade.
O museu apresentava muitos problemas, a última reforma havia sido feita nos anos 80, e as soluções para o projeto deveriam ser de simples e fácil manutenção. A preocupação na escolha do partido foi que  não houvesse interferência  do projeto com as peças do museu, algumas doadas pela famí­lia imperial, de valor não só artí­stico mas provas da fé dos cariocas.
A simplicidade do projeto combinada á  beleza das peças exibidas, é a causa da harmonia que encontramos ao visitar o museu. Os materiais escolhidos não prejudicam o meio ambiente e, atenção especial foi dada ao conforto ambiental, a acustica e a iluminação£o. Os tetos  foram rebaixados com gypsom da Lafarge, solução rápida , limpa e relativamente barata se compararmos com outros isolantes acústicos, além de ser muito bonito e decorativo. Na iluminação utilizamos LEDS nas vitrines e lampadas halógenas na circulação, O piso  é laminado MDF e o mobiliário e as bases das vitrines, em MDF também. Para rebaixar  os tetos das vitrines, criar nichos, o material utilizado foi o drywall da Lafarge, limpo e de rápida colocação.
VEJA MAIS EM: